Infoeducação: objeto educacional do século 21

Infoeducação: mais um termo que chega até a educação.

O termo surgiu para nomear o “1º Colóquio Brasil-França de Infoeducação”, realizado na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo, no ano de 2000. A nova formulação referia-se a questões que ganharam importância central na chamada “era da informação”: as relações cada vez mais complexas e intrincadas entre informação e educação na contemporaneidade”.

Existe hoje uma preocupação em equipar as escolas com laboratórios de informática, midiatecas, tablets etc., em preparar o professor para trabalhar com as tecnologias que estão, de maneira estrondosa, invadindo o dia a dia do aluno.

Surge então uma nova preocupação, como as informações chegam até os jovens e como eles processarão tudo isso? É nesse sentido que entra a infoeducação, ela vem discutir a necessidade de ensinar o aluno a manusear computadores e outros equipamentos, mas também valorizar outros mecanismos pelos quais é possível obter informação, posicionar perante elas, além de tomar as decisões necessárias para transformar as informações que chegam até eles em conhecimento.

Download – Revista completa em: http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/revista/tecnologias_na_educacao/revista03_1_2011/ed_3_revista_tv_escola_completa.pdf

Sobre C

O Colaboratório de Infoeducação - ColaborI, criado na ECA/USP, é uma iniciativa de pesquisadores interessados na problemática da apropriação simbólica, tendo em vista processos sociais de protagonismo cultural. Tal problemática é enfocada a partir do estudo das relações entre os dispositivos de informação e cultura e as aprendizagens informacionais próprios da contemporaneidade.
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