Fórum “Como era a escola: experiências de preservação, memória escolar e cultura material”

INFORMAÇÕES GERAIS
Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 15 de Setembro de 2011
Horário: Das 9h às 17h
Informações adicionais: eventofe@unicamp.br

SOBRE O EVENTO
O fórum “Como era a Escola: Experiências de Preservação, Memória Escolar e Cultura Material” irá discutir o patrimônio cultural escolar, as políticas públicas voltadas para a preservação e gestão documental, como também apresentar projetos de preservação e divulgação em sites específicos voltadas para esse fim. Concomitante às experiências citadas, procurar-se-á apresentar o desenvolvimento e o resultado de projetos realizados no âmbito acadêmico, com a recuperação de acervos históricos em escolas de ensino público e museus escolares, visando a preservação de arquivos, bibliotecas e material museológico, na interface da memória e da história. No âmbito de discussão teórica pertinente, sobre os conceitos de Cultura Material e Cultura Material Escolar, buscar-se-á ater-se sobre a importância da organização e disponibilização de fontes de pesquisa para a educação, sobretudo a história da educação.

OBJETIVO: discutir as experiências de preservação da Memória Escolar e da Cultura Material, com ênfase, em especial:
– ao patrimônio cultural escolar e suas interfaces, a partir da experiência no Museu da Escola Catarinense;
– às políticas públicas voltadas para projetos de preservação e gestão documental no estado de São Paulo;
– a projetos desenvolvidos em escolas de Campinas/SP, abordando o arquivo, o museu e a biblioteca;
– à cultura material e possibilidades de leitura do tema.

PROGRAMA
MANHÃ
9h – Abertura Oficial
Carmen Zink – Assessora da Coordenadoria Geral da Universidade
Sergio Antonio da Silva Leite – Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Cecília de Godoy Camargo Pavani – Departamento de Educação da RAC
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim – Presidente da ALB
Maria Ângela Miorim – Centro de Memória da Educação – FE/UNICAMP
Maria Cristina Menezes – CIVILIS/FE/UNICAMP
09h30 – Conferência de Abertura: Patrimônio cultural escolar na interface da história da leitura e dos livros. Experiência no Museu da Escola Catarinense
Conferencista: Dra Maria Teresa Santos Cunha – UDESC/SC – Coordenadora GT História da Educação ANPED.
Coordenação: Profa. Dra. Maria Cristina Menezes – CIVILIS/FE/UNICAMP
10h15 às 10h45– Intervalo para café
Roda de autógrafos com os autores de livros relacionados à temática do fórum
10h30 – Mesa Redonda: O Patrimônio Público em Pauta: projetos de preservação e gestão documental da Educação Paulista.
Expositores: Diógenes Nicolau Lawand e Suely Ramos da Silva – Memorial da Educação do Centro de Referência em Educação – CRE – Mario Covas
Eliana Martinelli Avagliano – Diretora Técnica do Centro de Coordenação dos Protocolos Estaduais – Programa de Gestão Documental Itinerante – Arquivo Público do Estado de São Paulo.
Coordenação: Prof. Dr. André Paulilo – CIVILIS/FE/UNICAMP
12h00 às 14h00 – Almoço
TARDE
14h00 – Mesa Redonda: Escolas de Campinas: O arquivo, o museu e a biblioteca.
Expositores: Profa Dra Maria Cristina Menezes – CIVILIS/FE/UNICAMP
Prof. Dr. Reginaldo Alberto Meloni – UNIFESP – CIVILIS/FE/UNICAMP
Coordenação: Prof. Dr. André Paulilo – CIVILIS/FE/UNICAMP
15h30 – 16h00 – Intervalo para Café
16h00 – Conferência de Encerramento: Cultura Material: possibilidades, leituras
Conferencista: Prof. Dr. Pedro Paulo Abreu Funari: IFCH/UNICAMP/Coordenador do Centro de Estudos Avançados (CEAV) – UNICAMP
Coordenação: Prof. Dra Ediógenes Aragão Santos – CIVILIS/FE/UNICAMP
17h00 – Encerramento

ORGANIZADORES

  • CIVILIS: Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, Cultura Escolar e Cidadania -FE/UNICAMP; coordenadoras: Profa. Dra. Maria Cristina Menezes; Profa. Dra. Ediógenes Aragão Santos;

Sobre C

O Colaboratório de Infoeducação - ColaborI, criado na ECA/USP, é uma iniciativa de pesquisadores interessados na problemática da apropriação simbólica, tendo em vista processos sociais de protagonismo cultural. Tal problemática é enfocada a partir do estudo das relações entre os dispositivos de informação e cultura e as aprendizagens informacionais próprios da contemporaneidade.
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